Entrar

Tratamento Ortodôntico - Cirúrgico

O tratamento ortodôntico com finalidade para corrigir deformidades faciais requer previamente um preparo da posição dos dentes em relação ao osso a qual o mesmo está implantado.

Os Dentes de Leite

Devo me preocupar em caso de atraso na vinda dos primeiros dentes de leite? Não, pois a idade média normal para o nascimento é por volta de 6 meses de idade. Um atraso em torno de mais 6 ou 8 meses ainda poderá ser considerado dentro dos padrões da normal

Odontologia para Gestantes

A gestante pode receber tratamento odontológico? Sem dúvida. Em qualquer idade gestacional, ela poderá ser atendida, embora o segundo trimestre seja o momento mais oportuno, porque, nessa fase ela se encontra num período de maior estabilidade.

0 flúor faz mal à saúde?

Não. 0 flúor é benéfico, pois reduz a cárie dentária, um grande problema de saúde que afeta mais de 95 % da população. Porém, deve ser ingerido na dosagem correta, para haver a prevenção sem efeitos colaterais.

Traumatismos Dentários

Situações de emergência envolvendo a boca e os dentes quase sempre se transformam em experiências dramáticas para pais e crianças.

A Amamentação e a Odontologia

A amamentação tem sido incentivada por ser o leite materno não só o alimento mais completo e digestivo para crianças de até um ano de idade, como também por ter ação imunizante, protegendo-as de diversas doenças.

Hábitos Bucais

0 que é preciso saber sobre hábitos bucais? 0 hábito é a repetição de um ato (por exemplo, sucção de chupeta), com uma determinada finalidade (por exemplo, carência afetiva).

Fluorose

O que é fluorose? Por que ocorre? A fluorose é uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor, durante a formação dos dentes.

Pacientes Especiais

O que é um paciente especial, e como o dentista deve capacitar-se para atender às suas necessidades? Pacientes especiais ou portadores de necessidades especiais são indivíduos que apresentam desvios no padrão de normalidade de sua condição física, mental,

Cuidados com o dente de leite

Quando nascem os dentes de leite? Por volta do sexto mês, mas pode haver antecipação para o terceiro ou quarto mês. Geralmente, a dentição do bebê completa-se entre o vigésimo quarto e o trigésimo sexto mês.

Escovas Dentais

Qual a importãncia da escovação dos dentes para a saúde bucal? Para a prevenção da cárie e da doença periodontal, é necessário que se faça uma completa remoção da placa bacteriana, a principal causadora dessas doenças, através de uma escovação correta.

Como prevenir as cáries

O que é a cárie? A cárie é uma doença transmissível e infecciosa. Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente.